Friday, July 03, 2009

aos amigos mastináros

Segredos de um velho criador

Se você quiser ter um animal para brincar de pegar bola, correr com você, enfim estas bobagens, desista de ter um Mastino, ele certamente não o acompanhara. Agora se você ama o silencio e quer uma companhia que o acompanhara nos melhores e piores momentos de sua vida, com dedicação e equilíbrio total, aí sim você tem que ter um Mastino.Fale muito com ele, converse mesmo ele entenderá. É só você sentar que ele já se acomoda ao seu lado.Se você for um criador não procure formulas mágicas, basta cruzar exemplares ótimos e com características semelhantes. Sendo mais específico , não basta que sejam bons, tem que ter estrutura semelhantes, altura próxima por exemplo. As chances de você ter uma ninhada homogenia cresce muito desta forma. Agora se você só que ter um exemplar , procure saber quem são os pais do animal que você achou maravilhoso, ou daquele que vem ganhando nas exposições especializadas, e encomende um filhote dos mesmos padreadores.
Agora se você ainda não viu um Mastino entre em um site sobre a raça , ou compre meu livro sobre este animal raríssimo.Supondo que você já teve contacto com a raça, observou a beleza plástica e expressividade excepcional desta raça, e como dizem os napolitanos , o primeiro encontro com o Mastino é como amor a primeira vista, vou falar-lhes um pouco sobre esta raridade.
Trata-se do mais forte e pesado , em media 80 quilos, cão de guarda do mundo. Somado as caracteristicas instintivas de luta torna-se uma Fortaleza Predadora que dispensa qualquer treinamento de defesa. Este majestoso animal vem lutando desde as arenas Romanas até nossos dias , 3000 anos, com outros cães, touros, homens e até ursos e leões. Por outro lado seu aspecto antigo e selbagem , cabeça volumosa , pele enrrugada, orelhas amputadas, olhos avermelhadas, e um urrar ameaçador, lhe confere um aspecto muito diferenciado dos outro caes. Isso explica a forte atração que exerce nas pessoas de gosto sofisticado, que desejam algo mais que a simples porem absoluta segurança que este guardião do passado oferece.
Pouco rosna , pouco se movimenta porem não dispensa uma boa caminhada ao lado da família , que muito ama, e com forte preferencia por um dos seus membros. Esta fidelidade imediata levava os Romanos a sacrifica-los na ocasião da morte do soldado responsavel pelo mesmo.O mesmo acontecia com os Vikins ao sacrificar o animal queimando-o junto a galera e pertences de seu proprietario.
Seu domínio de presa é bastante conhecido , que o diga suas vítimas. Não é atoa que é chamado em Nápoles de cane de presa uma vez cerrado seus maxilares, ninguém consegue impedi-lo de arrastar suas vitimas. Taç procedimento lhe desperta um vivido ancestral. Desde filhote o Mastino apreende a mordiscar com seus pares ritimicamente.

"A GRANDE ESTRELA BRILHARA POR SETE DIAS/
E A NUVEM FARÁ DOIS SOIS APARECEREM/
O GRANDE MASTIN UIVARA DURANTE TODA A NOITE/
QUANDO O GRANDE PONTÍFICE MUDAS DE CASA"

Nostradamus, nas centúrias, século XVI , França, referindo-se segundo estudiosos, ao inicio da terceira guerra Mundial, tendo a figura de dois sois como uma explosão atómica. O Mastin permaneceria através dos anos, até o final do milénio, testemunhando a virada de século, como referencia histórica.

No comments:

Post a Comment