Tuesday, October 13, 2009

a campanha da legalidade como eu vi

Eu estava lá. Era criança, vi soldados embarcando em trens e caminhões. Meu pai o tenente coronel Joaquim Ignácio Baptista Cardoso, que havia cursado o Estado Maior das Forças Armadas, idealizou um plano no qual pretendia chegar a Brasília. O hoje General Oromar Osório seu comandante marchou de Santiago, no Rio Grande do Sul direto para Santa Maria. Lá seu comandante hoje Gen. Peri Bevilaqua se juntou as tropas legalistas e assim foram ate o Paraná.

Meu pai contou-me que quando chegavam a determinado regimento reuniam as maiores patentes e pediam definição, dependendo prendiam quem estava em desacordo.

Na verdade o comandante do 3º exército, se não me engano Gen. Machado Lopes só aderiu porque não tinha outro jeito. O governador Leonel Brizola era intimo de meu pai, dai os movimentos rápidos, precisos e coordenados da tropa. O governador providenciou o apoio com trens e caminhões.

Eu em particular fiquei em situação difícil, pois o povo do Rio Grande do Sul achava que iria se separar do Brasil e eu por ser carioca seria um inimigo em potencial. Resultado quase que não podia ir sozinho as ruas. Era como já disse muito criança e não entendia porque um regimento de cavalaria tinha que usar na batalha, trens e caminhões em vez de cavalos.

Hoje me parece estranho a explicação da não reação ao Golpe de 1964 pelo medo de derramamento de sangue, pois foi justamente o contrario em 1961 como houve reação não houve derramamento de sangue nenhum.

Fico com a versão de meu pai de que o Presidente Jango só não reagiu porque não imaginou o horror que viria. Segundo meu pai Jango achou que o governo provisório que se instalaria promoveria eleições diretas e o povo decidiria seu destino.
O resultado para o meu pai é que aos 40 anos ele foi o único militar que cursou a Escola de Comando e Estado Maior do Exercito a ser expulso das Forças Armadas.

Se comento com vocês com relação ao meu pai, é não somente pela importância do fato, como também pelo descaso que tratam personagens que contribuíram para aprimorar nossas instituições (congresso, direito do cidadão, etc.), ou seja, se determinada pessoa não esta sob a luz de holofotes é como se ela jamais existisse.

Espero que vocês também tenham a oportunidade de testemunhas o que seus pais, avós enfim cidadãos que como meu pai contribuíram para a implantação de democracia em nossos pais.