Thursday, February 04, 2010

O que nos faz vibrar

Sempre achei um mistério o motivo da admiração que uma pessoa sente por uma outra ou por um objeto. Podemos buscar explicações estéticas ou mesmo de identificação mas a resposta é sempre incompleta.



Li certa vez que o objeto de desejo não é o mais importante , o mais importante é o que está por trás deste objeto aquilo que o constitui. Para Lacan, por exemplo é o significante que ao se comunicar com outro significante formando uma corrente, muitas vezes deixa um vazio que só se preenche com este despertar de êxtase..



Enfim ao que parece se este fator de atração se desloca para outro objeto, aquele abraço, não há nada que se possa fazer. Telefonar, mandar mensagens consultar cartomante não leva a nada. Não fomos os promotores de nossas mais profundas satisfações elas foram criadas em nossa infância através de identificações e projeções. Elas sempre retornam mesmo ou principalmente se elas forem recalcadas.



Como tudo na vida tem dois lados, o lado bom é que se nos prendermos a um determinado objeto ou pessoa e isto nos incomoda ou pressentimos que vai acabar, certamente com paciência e tempo podemos sempre encontrar um substituto. Na verdade o elo principal o traço unário este pode simplesmente de uma hora para outra se deslocar. Portanto em certas horas um pouco de desapego é sempre aconselhável.



Na prática o luto por qualquer coisa só termina quando conseguimos redistribuir nosso afeto em outras pessoas ou atividades.