Thursday, February 25, 2010

Quem quer ser feliz?

A felicidade que é prémio ou recompensa , a felicidade esperada é legal, boa mas nunca se compara com a imprevista.Para esta , felicidade, não existe cartão de crédito ou seja lá o que for que a compre.
O sujeito feliz geralmente não se da conta que o é.Quem é feliz não pode saber que o é; o abençoado pela felicidade não é um sujeito, não tem consciência, se tivesse as coisas se complicariam, iria buscar um defeito para se sentir mais seguro iria tentar aprisiona-la , o famoso apego etc...Três aspectos são aqui relevantes: primeiro é que felicidade não se expande, nem se acumula, pois se assim fosse acabaríamos explodindo em sua plenitude. Segundo pensar então que hoje somos mais felizes que os que vieram antes de nós é tão despropósito quanto o contrário, que ontem é que era bom, como dizem os saudosistas. Terceiro, a felicidade se dá no acaso, no encontro, na surpresa, daí dizer que ela foge à consciência, que ela é um encantamento.



Seria muito bom que cada coisa, cada ser, tivesse, além de seu nome manifesto, um nome escondido, ao qual não pode deixar de responder, tipo o "abre te sezamo" de Ali Baba, no caso o nome abria a porta para a felicidade dele é claro. Li em algum lugar que ser mago significa conhecer e evocar esse arquinome. O nome secreto era o nome com o qual a criatura havia sido chamada no início do mundo, e, ao pronunciá-lo, os nomes manifestos e todos os nomes acabariam despedaçados. O encantamento não é conhecimento dos nomes, mas atitude, desvio em relação ao nome, é a criação de um novo pino para um carrossel danificado.A psicanálise abre a possibilidade de que a pessoa logo que inventa um novo nome - um significante- , ela, a pessoa, ostente um passaporte que a encaminha à felicidade. E então podemos entender a frase de Kafka: “Se chamarmos a vida pelo nome justo ela vem, porque esta é a essência da magia, que não cria, mas chama”.


Aproveitando como sou muito critico em relação ao consumismo exarcebado , vou me redimir um pouco. Comprem aquilo que desejem, claro dentro de suas possibilidades.Não é ainda a melhor forma de ser feliz mas atenua a espera.



Espera do que? Da palavra mágica ou da atitude que a produz, enfim do sentido que vocês imputarão as suas vidas.