Wednesday, September 22, 2010

CONSUMO CONSCIENTE

O sistema capitalista está aí. Não podemos retroceder a economia familiar do tipo , temos uma terra e plantamos , uma vaquinha para dar o leite...Estou brincando mas começamos assim mesmo.

Só muito mais tarde é que o homem percebeu que podia acumular determinados insumos tipo milho e quem sabe trocar por algo que não possuía do tipo pano para roupa. Estou simplificando é claro mas a base do capitalismo tão bem explicada por Karl Max , que de contestador virou seu principal interprete, esta na criação do mercado mais especificamente mercado de troca. É claro que surgiram enorme benefícios , criou-se riquezas,cultura etc...Porem aqueles que não detinham os meios de produção passaram a ser tratados como insumos , ou seja o trabalho passou a ter preço.

Enfim para que tudo funcione é necessário consumir. Ao consumir , as pessoas vendem, outras produzem e a roda gira. É claro que haverá crises . Marx já as previa, mas até encontrarmos um sistema melhor é com este que devemos conviver.

A questão é que alguns espertos conhecedores da psique humana bolaram o consumo compulsivo ou melhor descobriram que o grau de saciedade humana é inesgotável.

Devemos consumir primeiro de acordo com nossa possibilidades e segundo de acordo com nossa necessidade. Tudo bem , se você é da classe média quer ter casa, carro , ótimo, mas para que 20 pares de sapatos se só tem dois pés? Vamos lá dois pares de sapatos social, um tenis para que mais?

Outro dia ouvi de uma faxineira de que se entrasse num choping e nada comprasse se sentiria mal. Aí temos um problema ela esta tendo uma crise de abstinência por não comprar.

Claro que você tem todo o direito de se dar um presente, afinal se você pode e quer porque não, agora comprar seja lá o que for , se você estando devendo( no vermelho),espere para um momento mais adequado.

Planeje a sua vida financeira seja ele do tamanho que for. Até os muitos ricos fazem isto , por isto são muito ricos.

A industria automobilistica ja percebeu este descontrole de consumo a muito tempo, daí investimentos altissimos em novos modelos. Se você quer comprar ou trocar de carro , tudo bem , mas verifique suas finanças, a possibilidade de uma boa troca ou até se seu carro ainda pode rodar sem muitos problemas.

Este raciocínio vale para quase qualquer outro tipo de consumo. Volto a dizer, mas se você cismou em fazer a compra vá lá e faça.