Saturday, January 08, 2011

Use e abuse da força do grupo

Use e abuse da força do grupo



Quando eu lecionava, oito horas ou mais por dia, delegava aos melhores alunos a tarefa de orientar , os digamos mais fracos.

Achava que por cansaço estava abusando um pouco.

Para aliviar minha consciência justificava para mim mesmo tal ato como uma chance para o aprimoramento dos instrutores de ultima hora. È claro que existe aí uma verdade.

Hoje com mais experiência vejo que estava totalmente certo, eu me apoiava na força do grupo para evitar algum extravio. Tal pratica é muito utilizada nos grupos de auto ajuda, bolaram inclusive a figura do padrinho( pessoa responsável pela conduta do outro). Não estou falando da máfia é claro.

Determinadas espécies de pássaros adotam o mesmo procedimento , se algum se desgarra do grupo logo dois ou mais se aproximam para auxilia-lo.


Eu na verdade estava usando o poder do grupo para auxiliar os que se desgarravam. Isto vale para tudo na vida:emprego, família, grupo de amigos etc...