Thursday, February 03, 2011

Se você não pode ser budista em tempo integral adote meio expediente

Ouvi o seguinte de um monge Budista

-Podemos nos tornar mais compreensivos, podemos desenvolver solidariedade genuína e força de vontade para ajudar a curar as dores do mundo, nossas e dos outros.Como resultado , nossa própria serenidade ira aumentar.

-Quando um problema surgir , tente permanecer calmo, mantenha um comportamento integro, e se esforçe para que o desdobramento seja justo. É claro que outros tentarão tirar proveito de você ,adote uma postura forte, mas faça isso sem raiva. Portanto , como as medidas que você utilizou foram escolhidas calmamente, serão mais eficazes, mais precisas e mais potentes.

A retaliação baseada na energia cega raramente acerta o alvo, ate os lutadores proficionais sabem disto.


-Ter muitos amigos é muito bom.Na sociedade de consumo de hoje é importante saber quem é seu amigo de verdade, daqueles que são amigos do dinheiro e poder que você tem.Quando você perder estes trunfos verá que muitos de seus amigos desaparecerão.A verdadeira amizade é conquistada nos momentos de altruísmo de dedicação de solidariedade. Quem conquista amigos em momentos de ira, contentas, ciúme?


-Se nós pudermos praticar boas ações , tais como salvar a vida de animais , podemos acumular as condições necessárias para ganhar um belo renascimento,e se você não acredita nisto o que lhe custa?


-Se você esta nervoso com alguém , não faça nada.Se perceber que vai dar uma gargalhada sem sentido, não faça nada.Se notar que vai falar alguma coisa impropria, não faça nada.Torne-se habilidoso na pratica de não criar constrangimentos para si e para outros.


-Afaste o pensamento de que sempre deve haver um culpado por tudo.Considere a vida ao acordar até o dormir como uma feira de ilusões.Veja-se como um mago um criador de ilusões.



- Agimos como alguém que tomou a decisão de se fixar em um lugar eternamente. Achamos que não morreremos nunca.Se aceitarmos que estamos aqui só por um pequeno espaço de tempo teremos menos apego as coisas, a fama, as posses etc...







-e por fim cada um de nos deveria assumir sua própria cota de responsabilidade universal não depender de governo, ideologias ou qualquer coisa do tipo. Lutar pela livre expressão enfim pela democracia é a exigência que se impõem a todos nós.